Política de Segurança da Informação

Objetivo

Garantir a disponibilidade, integridade, confidencialidade, legalidade, autenticidade e auditabilidade das informações necessárias para a realização dos negócios da Sibratel.

Abrangência

Aplica-se a todos os administradores, funcionários, estagiários, prestadores de serviços, sistemas e serviços, incluindo trabalhos executados externamente ou por terceiros, que utilizem o ambiente de processamento, ou com acesso a informações que pertençam a SIBRATEL ou a SEUS CLIENTES.

Todo e qualquer usuário de recursos computacionais da empresa tem a responsabilidade de proteger a segurança e a integridade das informações e dos equipamentos de informática.

Conceitos - A segurança da informação é aqui caracterizada pela preservação dos seguintes conceitos:

Confidencialidade - Garante que a informação seja acessível somente pelas pessoas autorizadas, pelo período necessário.

Disponibilidade - Garante que a informação esteja disponível para as pessoas autorizadas sempre que se faça necessário.

Integridade - Garante que a informação esteja completa e íntegra e que não tenha sido modificada ou destruída de maneira não autorizada ou acidental durante o seu ciclo de vida.

Definições

Informação - Resultado do processamento e organização de dados (eletrônicos ou físicos) ou registros de um sistema.

Ativos de informação - Conjunto de informações, armazenado de modo que possa ser identificado e reconhecido como valioso para a empresa.

Sistema de informação - De maneira geral, são sistemas computacionais utilizados pela empresa para suportar suas operações.

Segregação de funções - Consiste na separação entre as funções de autorização, aprovação de operações, execução, controle e contabilização, de tal maneira que nenhum funcionário, estagiário ou prestador de serviço detenha poderes e atribuições em desacordo com este princípio.

DPO ou Encarregado de Dados - Pessoa identificada pela Sibratel com o objetivo de avaliar a estratégia e diretrizes de segurança da informação seguidas pela empresa, zelar pelos dados e atender as solicitações dos titulares.

Classificação da informação - Toda informação produzida no desenvolvimento das atividades da empresa deve ser classificada de acordo com os níveis de confidencialidade abaixo: 

Pública - É toda informação que pode ser acessada por usuários da organização, clientes, fornecedores, prestadores de serviços e público em geral.

Por exemplo: informações disponíveis na página da Internet da empresa

Interna - É toda informação que só pode ser acessada por funcionários da organização. São informações que possuem um grau de confidencialidade que pode comprometer a imagem da organização.

Confidencial - Por exemplo: propostas comerciais, faturas, documentos internos.

É toda informação que pode ser acessada por usuários da organização e por parceiros da organização especificamente autorizados. A divulgação não autorizada dessa informação pode causar impacto (financeiro, de imagem ou operacional) ao negócio da organização ou ao negócio do parceiro

Restrita - É toda informação que pode ser acessada somente por usuários da organização explicitamente indicado pelo nome ou por área a que pertence. A divulgação não autorizada dessa informação pode causar sérios danos ao negócio e/ou comprometer a estratégia de negócio da organização.

Por exemplo: dados da folha de pagamento são de acesso restrito apenas ao setor de RH.

Responsabilidades

De forma geral, cabe a todos os administradores, funcionários, estagiários e prestadores de serviços:

É dever de todos dentro da SIBRATEL

Considerar a informação como sendo um ativo da organização, um dos recursos críticos para a realização do negócio, que possui grande valor para a SIBRATEL e deve sempre ser tratada profissionalmente.

 É de responsabilidade do Gerente/Supervisor/Responsável de cada área classificar a informação (relatórios, documentos, modelos, procedimentos, planilhas) gerada por sua área de acordo com o nível de confidencialidade estabelecido neste documento, para que os colaboradores possam tratar de forma adequada a informação.

 São boas práticas

DPO - Encarregado

Missão

Ser o gestor do processo de segurança e proteger as informações da organização, catalisando, coordenando, desenvolvendo e/ou implementando ações para esta finalidade. Atender solicitações dos titulares e proteger seus dados.

 Identificação

Responsável: Paulo Roberto Regazzini
E-mail: dpo@sibratel.com.br

Diretrizes Gerais

Dados pessoais dos funcionários

A SIBRATEL se compromete em não acumular ou manter intencionalmente dados pessoais de funcionários além daqueles relevantes na condução do seu negócio. Todos os dados pessoais de funcionários serão considerados confidenciais.

 Os dados pessoais de funcionários sob a responsabilidade da SIBRATEL não serão usados para fins diferentes daqueles para os quais foram coletados.

 Dados pessoais de funcionários não serão transferidos para terceiros, exceto quando exigido pelo nosso negócio ou por obrigação legal, e desde que tais terceiros mantenham a confidencialidade dos referidos dados. 

Programas ilegais

É terminantemente proibido o uso de programas ilegais (software pirata) na SIBRATEL. Os usuários não podem, em hipótese alguma, instalar este tipo de programa nos equipamentos da empresa.

Periodicamente, a SIBRATEL fará verificações nos dados dos servidores e/ou nos computadores dos usuários, visando garantir a correta aplicação desta diretriz.

Concessão e revogação de acessos

Quando houver necessidade de concessão ou revogação de acesso aos sistemas, repositórios de arquivos de trabalho e/ou equipamentos de informática da SIBRATEL, o setor solicitante comunicará esta necessidade ao DPO, que entrará em contato com o fornecedor ou responsável técnico.

Politicas de senhas

Recomendamos que as senhas tenham sempre no mínimo de 8 (oito) caracteres alfanuméricos, contendo pelo menos uma letra maiúscula e um caractere especial.

Recomendamos que as senhas também sejam ser trocadas pelos usuários a cada 6 meses, não devendo se repetir as senhas definidas nos últimos 12 meses.

 Sempre que um usuário é desligado da organização, todas as suas senhas e acessos deverão ser revogados no mesmo dia. O DPO deverá ser informado e entrará em contato com o fornecedor ou responsável técnico.

Arquivos de trabalho

Os arquivos de trabalho, considerados dados essenciais ao desenvolvimento do negócio, são mantidos nos servidores de arquivos da SIBRATEL em sistema que permite o controle de acesso restrito por usuário/setor.

São exemplos de arquivos de trabalho:

Arquivos individuais

São considerados arquivos individuais aqueles criados, copiados ou desenvolvidos pelos usuários, que não sejam parte integrante do produto entregável pelo seu trabalho, seja ele interno ou para clientes. Alguns exemplos são: rascunhos ou lembretes, memórias de cálculo, mensagens, diagramas ou textos gerais. A cópia de segurança destes arquivos é de responsabilidade dos próprios usuários, devendo ser armazenadas no servidor em sua área específica.

 Não é permitido aos usuários o uso ou armazenamento dos tipos de arquivos abaixo relacionados em suas estações de trabalho:

Compartilhamento de pastas e dados

O compartilhamento de pastas e arquivos de trabalho cujo conteúdo seja classificado como sendo de informação CONFIDENCIAL ou RESTRITA é proibido através os seguintes :

Havendo necessidade de se realizar o compartilhamento de dados entre usuários (internos e/ou externos), deve-se utilizar área no servidor definida para essa finalidade e o material deve ser apagado assim que transferido para o destino.

Cópias de segurança, recuperação e integridade dos sistemas e de seus bancos de dados

Cópias de segurança dos sistemas, repositórios de arquivos de trabalho, bancos de dados e configurações dos equipamentos e servidores de rede são de responsabilidade exclusiva da empresa e dos fornecedores/colaboradores identificados para essa função. 

Uso da internet

O uso da Internet será realizado para fins de execução das tarefas da empresa. 

Os usuários devem se assegurar de que não estão executando ações que possam infringir direitos autorais, marcas, licença de uso ou patentes de terceiros.

Quando navegando na Internet, é proibido a visualização, transferência (downloads), cópia ou qualquer outro tipo de acesso a sites:

Não será permitido o uso de e-mail gratuitos (Yahoo!, Hotmail, etc.) para acesso a contas pessoais, nos computadores da SIBRATEL. 

Necessidades de novos sistemas, aplicativos e/ou equipamentos

A SIBRATEL é responsável pela definição de compra, substituição e instalação de todo e qualquer “software” e “hardware”.

Qualquer necessidade de novo “software” ou “hardware” deverá ser discutida com os responsáveis da SIBRATEL. Não é permitida a compra ou o desenvolvimento de “softwares” diretamente pelos usuários. 

Uso de equipamentos de propriedade da empresa

Os usuários que estiverem de posse de qualquer equipamento (desktop, notebook, celular ou tablet) de propriedade da SIBRATEL devem estar cientes de que:

Celulares:
É PROIBIDO:
É PERMITIDO:
Desde que não se enquadre nas proibições citadas anteriormente, é permitido:
É RECOMENDADO:
Fora do trabalho:
Em caso de furto:

Responsabilidade da empresa

A SIBRATEL é responsável pelas definições dos direitos de acesso de seus subordinados aos sistemas e informações da empresa, cabendo a ela verificarem se os mesmos estão acessando exatamente os sistemas e as áreas de dados compatíveis com as suas respectivas funções, usando e conservando adequadamente os equipamentos, e mantendo cópias de segurança de seus arquivos individuais, conforme estabelecido nesta política.

 A SIBRATEL poderá realizar a qualquer tempo e a sua conveniência auditorias do acesso dos usuários às informações, verificando:

Sistema de telecomunicações

O controle de uso, a concessão de permissões e a aplicação de restrições em relação aos ramais telefônicos da SIBRATEL, assim como, o uso de eventuais ramais virtuais instalados nos computadores, é responsabilidade da SIBRATEL, de acordo com as definições da administração da empresa. 

Uso de antivírus

Todo arquivo obtido através da Internet ou recebido de entidade externa a SIBRATEL deve ser verificado por programa antivírus.

Todas as estações de trabalho possuem software antivírus instalado. A sua atualização será automática, agendada pelo responsável técnico.

O usuário não pode, em hipótese alguma, desabilitar o programa antivírus instalado nas estações de trabalho. 

Violação da política de segurança

É qualquer ato que:

Penalidades

O não cumprimento desta Política de Segurança da Informação implica em falta grave e poderá resultar nas seguintes ações: advertência formal, suspensão, rescisão do contrato de trabalho, outra ação disciplinar e/ou processo civil ou criminal.

Vigência

O disposto no presente documento entrará em vigor na data de publicação do comunicado que o anunciar.

Atendimento ao titular

DPO RESPONSÁVEL: PAULO ROBERTO REGAZZINI