Boas práticas para evitar acidentes com empilhadeiras
Muitos acidentes com empilhadeiras poderiam ter sido evitados, caso seus operadores tivessem sido devidamente treinados. É preciso saber que a empilhadeira é considerada um veículo industrial, por isso, deve-se ter responsabilidades ao conduzi-la seja para a movimentação ou elevação de materiais.
O primeiro alerta é que apenas aqueles com formação específica em operação de empilhadeiras, deverão guiá-las. Para minimizar os riscos de acidentes, os operadores devem seguir as recomendações do fabricante do equipamento e realizar treinamentos constantes.
Mesmo com a correria no dia a dia das áreas logística e de armazenagem, antes de manusear a empilhadeira, recomenda-se verificar se o equipamento está em boas condições.
Manutenções preventivas devem ser realizadas para evitar a parada do equipamento para restaurações, bem como que ele seja manuseado com algum defeito capaz de colocar em risco a vida do operador e das pessoas que trabalham próximas. Fazer uso da buzina, por exemplo, pode evitar que colegas de trabalho se machuquem. Lembre-se: a preferência é sempre do pedestre.
Durante as movimentações de cargas, o operador deve estar atento para o que existe no seu caminho, evitando manobras arriscadas e, principalmente, dirigir em alta velocidade. Fique de olho em qualquer mancha de óleo no piso e na altura das portas. Realizar movimentações bruscas, andar acima da velocidade ou em pisos com desníveis, podem causar acidentes com a carga e, consequentemente, com o operador.
Como já enfatizamos, apenas o profissional treinado pode conduzir o equipamento. Não é permitido, em hipótese alguma, que o operador leve consigo uma outra pessoa no equipamento, pois ela poderá se machucar gravemente.
Assim como há limite de velocidade, há também um limite de carga para ser movimentada pela empilhadeira. Jamais transporte um peso acima da capacidade recomendada pelo fabricante. Veja no manual do equipamento, o volume permitido. Se necessário, amarre as cargas que estiverem soltas para assegurar a estabilidade da empilhadeira.
Além disso, nunca empurre a carga com os garfos, porque essa atitude pode trazer danos não apenas ao equipamento, como também ao material transportado, sem contar o perigo para o operador. Caso as garras da empilhadeira estejam vazias, elas devem permanecer rebaixadas e inclinadas para trás.
Portanto, não há dúvidas de que a adoção de boas práticas ajuda a minimizar os riscos de acidentes com empilhadeiras.
SIBRATEL: as melhores ofertas de locação de empilhadeiras
Com experiência de mais de 30 anos no mercado, a SIBRATEL compartilha o seu aprendizado e oferece às empresas, de todos os tamanhos e segmentos do mercado, as melhores opções de contratos de aluguel de empilhadeiras.
Com instalações em Campinas (SP), próxima ao maior centro de cargas da América do Sul – o Aeroporto Internacional de Viracopos -, ao longo de todos esses anos, a SIBRATEL tornou-se referência nesse setor ao construir um histórico de sucesso, atendendo com diferenciação e priorizando a satisfação de seus clientes, bem como relações comerciais duradouras.
Fale com a SIBRATEL e saiba mais sobre as nossas propostas sob medida de locação de empilhadeiras, para o seu negócio. Conheça mais dicas para elevar a segurança dos operadores e aumentar a eficiência das operações da sua empresa.
(imagem: divulgação)