Confira boas práticas com o uso de empilhadeira

As empilhadeiras aumentam muito a produtividade das empresas, mas seu uso requer alguns cuidados a fim de garantir o aproveitamento máximo desse equipamento e a segurança da equipe.  Quer saber mais? Confira boas práticas com o uso da empilhadeira.

1. Faça um check-list

Os operadores devem preencher, a cada início de turno, um check-list com informações sobre a empilhadeira. Essa lista deve incluir informações de análise visual, a exemplo de vazamentos ou problemas nas correntes e engates. É preciso fazer ainda a checagem de rodas e parafusos.

O motor também deve estar no check-list. O operador precisa observar fios, presença de oxidação, correias, ventoinhas, filtros e nível dos óleos e da água do radiador. É preciso avaliar também o cilindro de gás ou bateria, freios, pedais e garfos.

Qualquer irregularidade deve ser repassada à equipe de manutenção.

2. Esteja atento à movimentação de materiais

A movimentação dos materiais deve ser feita com bastante critério e tomando alguns cuidados. É preciso, por exemplo, checar se o peso da carga a ser carregada é realmente adequada ao tipo de empilhadeira que está sendo usada.

Para isso, basta comparar o peso da carga ao limite máximo indicado pelo fabricante da empilhadeira.

Durante o transporte, evite freadas bruscas que possam fazer a carga se movimentar nos garfos e cair. Além disso, trafegue com os garfos abaixados e nunca os utilize para empurrar as cargas.

3. Operação deve ser feita apenas por profissionais treinados

Não é qualquer pessoa que pode operar uma empilhadeira. Ter habilitação para dirigir carros, motos ou veículos grandes não faz a menor diferença. Um treinamento específico para esse tipo de equipamento é imprescindível.

O treinamento inicial do operador deve incluir regras gerais de movimentação de carga e hábitos de operação seguros. Esse treinamento básico dura cerca de um dia inteiro. Já o treinamento relacionado às habilidades técnicas em si podem durar um pouco mais.

Mesmo após a capacitação os novos operadores devem ser supervisionados no trabalho até que a empresa esteja 100% segura de que todas as boas práticas ensinadas estejam sendo respeitadas.

Essa supervisão precisa ser feita bem de perto, com um supervisor trabalhando lado a lado com o operador, ou trabalhando em outra empilhadeira, em paralelo.

4.Tenha cuidado com a movimentação de pessoas ao redor da empilhadeira

Mesmo com todo o treinamento e com a empilhadeira atendendo a todos os requisitos técnicos para sua operação, fatores externos podem causar acidentes com prejuízos humanos e materiais.

Boa parte desses acidentes acontece por conta da movimentação de pessoas na área de operação da empilhadeira.

Para evitar acidentes, as empilhadeiras devem contar com um alarme sonoro que alerte os transeuntes quando o equipamento estiver se movimentando de ré, e buzina para que o operador possa alertar possíveis colegas que estejam em seu raio de visão.

É recomendável também que todas as pessoas que circulem pela área de movimentação de materiais usem equipamentos de proteção individual e que sejam orientadas sobre os principais riscos envolvendo empilhadeiras e transporte de cargas.

A expertise da Sibratel

Se a sua empresa precisa alugar empilhadeiras para a movimentação de cargas, a melhor opção é a Sibratel.

Com mais de duas décadas de atuação no mercado, os especialistas da Sibratel têm amplo conhecimento das boas práticas com o uso das empilhadeiras e podem te ajudar a aumentar a produtividade da sua companhia.  Entre em contato conosco.

(Imagem: Divulgação)

LEIA MAIS