Saiba como melhorar a organização do armazém com endereçamento logístico

Você enfrenta gargalos no seu processo de armazenamento? Isso pode estar relacionado à lentidão no processo de picking. Esse é um problema bastante comum, mas que pode ser resolvido com um sistema eficiente de endereçamento logístico.

Endereçamento logístico é o processo de estabelecer sistemas de localização. Esse sistema envolve a divisão do armazém por local, blocos, ruas, colunas e níveis, da mesma forma que acontece com os correios nas grandes cidades.

As principais vantagens do endereçamento logístico em armazéns são o melhor aproveitamento do espaço, maior previsibilidade da mão de obra e dos recursos necessários para a realização do trabalho, acesso fácil aos produtos e, finalmente, maior agilidade e eficiência logística.

Como desenvolver um sistema de localização de estoque?

Um sistema de endereçamento logístico pode ser por memória, fixo ou aleatório. Saiba mais sobre cada um e identifique qual se adéqua melhor ao seu modelo de negócio.

  • Por memória

É o sistema mais simples, totalmente artesanal. Como o próprio nome diz, a armazenagem é dependente da memória do trabalhador.

Esse modelo serve apenas àqueles casos em que há apenas um operador em determinada área do armazém, e a quantidade de unidades individuais de estocagem (SKU) é pequena. Além disso, é preciso que o armazém tenha poucos locais de estocagem, para evitar confusão.

Mesmo que esses critérios sejam respeitados, pode haver problemas. As trocas de turno sempre serão críticas. Qualquer falha de comunicação de um operador para outro pode implicar em horas perdidas procurando pelo produto a ser entregue.

  • Fixo

Nesse modelo cada tipo de mercadoria tem um local fixo de armazenagem. A principal vantagem desse sistema é a redução no tempo de coleta, já que o operador terá sempre muita facilidade para encontrar o produto.

Por outro lado, o sistema fixo não otimiza o uso do espaço, já que demanda a implementação de mais boxes de armazenamento. Além disso, se a demanda mudar, os itens precisam ser redistribuídos, com perda de tempo até que os operadores se reacostumem com a nova configuração.

  • Aleatório

Nesse sistema as mercadorias não têm lugar fixo no armazém. Dessa forma, os boxes nunca ficam vazios, já que quando uma mercadoria sai, outra entra no mesmo lugar, mesmo que sejam produtos muito diferentes entre si.

Para esse sistema funcionar a empresa precisa ter um software que faça o controle do estoque de maneira correta e sem falhas.

Como desenvolver um sistema de sinalização eficiente

Para desenvolver seu sistema de sinalização, imagine que o armazém é uma cidade. Ele deve ser dividido em área, ruas, módulos, níveis e sequências.

As áreas são como bairros. Já as ruas são os corredores do armazém, que devem ter numeração sequencial. Os módulos são as estruturas porta-palete que ficam dos dois lados das ruas.

Os níveis são os andares dos porta-paletes, e as sequências são os “vãos” de cada porta-palete, ou seus “apartamentos”. Desde que cada item tenha um endereço próprio no sistema de armazenagem, o investimento na sinalização será recuperado rapidamente.

Empilhadeiras da Sibratel aumentam eficiência do armazém

Qualquer que seja sua escolha para organizar o armazém, uma coisa é certa: o uso de empilhadeiras ou paleteiras agiliza muito o processo logístico. Por isso, escolha o parceiro ideal na hora de alugar empilhadeiras ou paleteiras.

A Sibratel tem mais de 30 anos de mercado e conta com uma ampla gama de modelos para atender sua necessidade. Entre em contato com os especialistas da empresa.

(Imagem: Divulgação)

LEIA MAIS