Sibratel já está se adequando à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Você sabe o que é a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados? Trata-se de uma nova legislação, que entrou em vigor, e que visa proteger as informações pessoais de todos os brasileiros.

A Sibratel, claro, já está se adequando às novas exigências da lei, protegendo os dados pessoais de seus clientes. Saiba mais.

O que é a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada em 2018 e já está em vigor. A legislação obriga empresas e órgãos públicos a alterar a forma com que lidam com os dados pessoais dos seus clientes.

O objetivo da mudança é aumentar a privacidade de todos e tornar mais transparente o uso que a empresa dá aos dados coletados.

A partir de agora, por exemplo, um cliente pode perguntar à empresa quais informações a companhia tem sobre ele. E pode até mesmo solicitar que essas informações – RG, CPF, PIS e endereço, por exemplo – sejam apagadas.

Empresas precisam explicar os motivos de estar pedindo informações pessoais

Quantas vezes você já tentou acessar um site ou usar um aplicativo e precisou preencher um formulário? Você sabe por que a empresa pediu essas informações? Antigamente a resposta seria “não”.

Mas a partir de agora os motivos do pedido precisam estar claros. Além disso, as companhias estão proibidas de usar informações pessoais dos clientes para outros fins que não sejam exatamente àqueles que constam nas justificativas. Ah! Se a informação ficar armazenada, a empresa também precisa justificar o motivo desse armazenamento.

Sabe os casos recentes de vazamentos de dados dos clientes na internet? Pois agora o consumidor pode processar e responsabilizar as empresas caso suas informações pessoais sejam “roubadas”. A multa para quem descumprir a lei é alta: até R$ 50 milhões ou até 2% do faturamento por infração.

Vale ressaltar, entretanto, que algumas finalidades de tratamento são consideradas “exceções” à lei, como, por exemplo, para fins jornalísticos, artísticos, acadêmicos, segurança pública e investigação dentre outras.

Sibratel garante segurança das informações

Em comunicado enviado aos seus clientes, a Sibratel contou um pouco sobre as adaptações realizadas para esse novo momento.

“Vivemos na era da informação digital e da troca de dados entre pessoas e empresas.

A Sibratel sempre prezou pela excelência nas relações com seus clientes, por isso investe continuamente no desenvolvimento e aprimoramento de sua estrutura tecnológica, de sistemas e relacionamento com seus clientes, parceiros e colaboradores.

Mantendo essa evolução e melhoria, temos a satisfação de informar que já estamos em processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD”, afirma o comunicado.

Para garantir que os dados sensíveis estejam sendo usados de maneira correta, a Sibratel contratou uma empresa especialista no assunto para gerir as informações de seus clientes.

“Por esse motivo, nossos processos de tratamento de dados estão sofrendo algumas alterações e melhorias, com foco constante em segurança, transparência, eficiência e confiabilidade para nossos clientes, parceiros e colaboradores”, diz o comunicado.

“Os dados que recebemos e tratamos são de extrema importância para nós e queremos que essa responsabilidade, ética e pioneirismo continuem sendo nossa característica”, complementa.

Em breve clientes e fornecedores serão comunicados sobre as novas políticas de privacidade e tratamento de dados da Sibratel. A cultura de proteção e privacidade de dados, que já recebia atenção especial da companhia, agora é considerada um dos pilares de atuação da empresa.

Quer conhecer mais sobre a Sibratel? Visite o nosso blog.

(Imagem:  divulgação)

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