Veja cuidados que devem ser tomados durante a operação de uma empilhadeira

Assim como acontece com qualquer outro tipo de máquina, operar uma empilhadeira requer alguns cuidados básicos para evitar acidentes. Você sabe quais são? Confira alguns cuidados que devem ser tomados durante a operação de uma empilhadeira.

Esses cuidados podem ser divididos em sete categorias: condições do operador, transporte de pessoas, cuidados com a empilhadeira, cuidados com os pedestres, cuidados durante o percurso, cuidados com a carga e cuidados no armazenamento.

  • Condições do operador

Para “pilotar” a máquina, o operador precisa estar em ótimas condições físicas. Em caso de qualquer mal estar, ele deve ser afastado desse tipo de trabalho. Além disso, é desejável que o operador tenha um perfil tranquilo e com alta capacidade de concentração.

  • Transporte de pessoas

As empilhadeiras são planejadas para o transporte de cargas, não de pessoas. Portanto, nunca dê “carona” a colegas no equipamento. Não permita que ninguém suba na empilhadeira nem em sua torre de elevação.

Caso, por algum motivo, seja necessário fazer essa elevação, o trabalhador que estiver no garfo deve estar dentro de uma gaiola de segurança com guarda corpo.

  • Cuidados com a empilhadeira

Vai começar o trabalho? Faça uma inspeção visual no equipamento, em busca de possíveis anormalidades. Verifique o peso das cargas antes de levantá-las. Em caso de dúvidas, chame o supervisor.

Limpe a empilhadeira ao final do trabalho, de forma que o colega receba um equipamento limpo ao iniciar seu turno. Além de ser cortês, evita mau funcionamento provocado por resíduos.

Por fim, não improvise “manutenções” na empilhadeira. Esse é um papel que deve ser feito apenas por quem entende do assunto.

  • Cuidados com os pedestres

Assim como acontece nas vias públicas, com os carros, a segurança dos pedestres é de responsabilidade de quem dirige a empilhadeira. Dirija com cuidado extra quando houver alguém por perto. Dê preferência ao pedestre e sempre sinalize o que pretende fazer.

Esteja especialmente atento a “esquinas” que possam esconder pontos de travessia de pedestres. Diminua a velocidade antes desses locais, para não ser surpreendido.

  • Cuidados durante o percurso

A principal dica nesse caso é se deslocar apenas quando tiver uma visão clara do trajeto. Assim, se a carga estiver elevada e impedindo a visibilidade, opte por fazer o transporte em marcha à ré. Ah! Declives também devem ser feitos de ré, se a empilhadeira estiver carregada.

Lembre-se também que o excesso de velocidade apresenta riscos. Ela dificulta as manobras e curvas, e podem causar o tombamento da empilhadeira.

Por fim, não se desloque paralelamente à outra empilhadeira. Esse deslocamento deve ser feito em fila única.

  • Cuidados com a carga

Antes de se mover, teste se a carga inclina para os lados. Evite carregar materiais soltos e fazer paradas bruscas. Esteja atento aos paletes. Eles devem estar em perfeito estado.

  • Cuidados no armazenamento

As cargas não devem ser deixadas em locais que possam obstruir o acesso a extintores e saídas de emergência. Observe também se os porta paletes conseguem suportar o peso das cargas, e se o piso é resistente o suficiente para aguentar o peso da empilhadeira carregada.

Sibratel é a melhor escolha na hora de alugar empilhadeiras

Sua empresa está precisando de empilhadeiras? A escolha do fornecedor é uma situação estratégica. Por isso, prefira uma empresa que conhece profundamente o assunto, com modelo de gestão eficaz e pronto atendimento.

Esta empresa é a Sibratel. Entre em contato conosco e deixe-nos te ajudar a aumentar a produtividade de sua equipe.

(Imagem: Divulgação)

LEIA MAIS