Pneus de empilhadeiras: quando é hora de trocá-los?

Uma das dúvidas mais comuns que assola a mente de operadores de empilhadeiras e das equipes de manutenção diz respeito aos pneus das empilhadeiras: quando é hora de trocá-los? Chegou a hora de saber a resposta!

Antes de tudo é importante dizer que o principal fator para saber qual é a hora de trocar o pneu de uma empilhadeira é o tipo de pneu que está sendo utilizado. Há dois tipos de pneus: sólido (branco e preto) e pneumático. Veja quando é hora de trocar cada modelo.

Pneu sólido ou maciço

O pneu sólido ou maciço é construído, dependendo do modelo, com até 100% de borracha (natural, sintética e insumos em geral) e não precisa ser preenchido com ar. Ele é bastante versátil e pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos, embora não seja ideal para terrenos irregulares. Sua principal desvantagem é o baixo efeito amortecedor, porém hoje já temos novos pneus maciços com um poder de elasticidade e flexibilidade maior.

O pneu sólido tem dois subtipos: o preto e o branco. O preto é versátil e pode ser usado em qualquer tipo de piso. Já o branco ou não manchante, tem a vantagem de não manchar o piso de ambientes sensíveis como farmacêuticas e empresas alimentícias que geralmente possuem piso epóxi ou resinado. É mais refinado, mas, ao mesmo tempo, tem menos abrasividade e baixa resistência a rasgos, não podendo trafegar em áreas externas, para evitar um desgaste prematuro, além de impregnar a sujeira da área externa, levando-a para área interna. A principal vantagem é sua maior vida útil quando utilizado corretamente, pois possui maior banda de rodagem. Outra vantagem é não precisarem de constante manutenção como calibrar e consertar furos como acontece com os pneumáticos.

  • Quando é a hora de trocar o pneu maciço preto?

Observe a lateral do pneu, mais precisamente a região da linha circunferencial em alto relevo abaixo da banda de rodagem. Se o desgaste chegar na linha de softline ou TWI, é hora de trocar. Outro indicativo de que o pneu precisa ser trocado é a perda de aderência.

  • Quando é a hora de trocar o pneu maciço branco?

Quando a borracha da banda de rodagem sumir ou quando a borracha preta do interior do pneu aparecer, ou ainda quando tivermos sinais de fadiga na carcaça, como trincas radiais ou folga entre a roda e o pneu, pois temos situações em que o piso não tem abrasividade suficiente para gastar o pneu, assim ele fadiga primeiro, esta é a hora da troca

Aqui vale uma ressalva. No caso dos pneus com desenhos lisos, para tração, o operador ou equipe de manutenção deve estar atenta à linha na circunferência (abaixo da banda de rodagem) que indica a hora da troca.

Pneu pneumático

O pneumático, ao contrário do sólido, precisa ser montado com câmara e protetor e ser inflado com ar, a maior vantagem com relação aos maciços é sua resiliência, adaptando-se melhor em terrenos severos, onde temos uma área mais acidentada, como terra, pedras, bloquetes, paralelepípedos ou quando precisamos trafegar com algum produto que precise de mais estabilidade e conforto para não quebrar como vidros por exemplo.

  • Quando é hora de trocar o pneumático?

Quando houver fissuras e desgastes visíveis a olho nu, são sinais de fadiga, mas se houver desgaste natural, na lateral do pneumático, abaixo dos sulcos/desenhos dos pneus, vai aparecer a sigla “TWI”, neste ponto, ao desgastar, deve ser trocado, além desta marca , alguns pneumáticos, no meio dos sulcos/desenhos tem uma pequene marca, como um “traço” em alto relevo que aparece a medida que a banda de rodagem vai desgastando. Entretanto, se esse desgaste e as irregularidades acontecerem com frequência em curto espaço de tempo, é preciso avaliar se a empilhadeira está sendo utilizada corretamente e se o pneu escolhido realmente condiz com a operação.

Riscos de rodar com o pneu desgastado

Os riscos são muitos, e vão desde a possibilidade de acidentes até danos nos produtos transportados, aumento do consumo de combustível e diminuição da vida útil da empilhadeira.

Não quer ter dor de cabeça com pneus? Alugue com a Sibratel

Como se pode ver, o uso de pneus desgastados pode ser um grande risco para sua equipe e para seu negócio. Por isso, na hora de alugar empilhadeiras, escolha a Sibratel. A frota da Sibratel passa por manutenção constante e acompanhamento de especialistas altamente capacitados.

E se busca pneus para compra fale com nosso parceiro, a RODFLEX, eles podem lhe ajudar.

(Imagem: Divulgação)

LEIA MAIS