Como movimentar cargas em meu armazém?

Os armazéns são ambientes altamente dinâmicos em que a velocidade e a precisão no transporte de mercadoria são críticas para o sucesso. Por isso, é natural que o gestor se pergunte: como consigo movimentar carga em meu armazém?

Não existe uma receita pronta para essa pergunta. Tudo vai depender das características de seu armazém e das propriedades das cargas que precisam ser transportadas. Mas uma coisa é certa: a Sibratel tem o equipamento certo para te ajudar nesse processo.

Confira a seguir quais são os principais equipamentos para movimentação de cargas em seu armazém.

Empilhadeiras são a opção nº 1 para movimentação de cargas

A primeira opção são as empilhadeiras, um equipamento de movimentação de cargas que já está consolidado no mercado há muitos anos.

Existem vários modelos de empilhadeiras. Em relação à energia para movimentação, as empilhadeiras podem ser a gás (também chamadas de empilhadeiras à combustão) ou elétricas.

  • Empilhadeiras elétricas

As empilhadeiras elétricas são recomendadas para ambientes fechados, já que não emitem fumaça e são silenciosas.

Em espaços confinados, isso deve ser levado em consideração, já que a fumaça das empilhadeiras a combustão pode ficar presa no ambiente de trabalho. Além disso, os grandes espaços abertos dos armazéns fechados podem amplificar o barulho emitido por uma empilhadeira a combustão, o que não acontece com as elétricas.

As empilhadeiras elétricas podem trabalhar por até oito horas com uma única carga de bateria, o que contribui bastante para a agilidade da equipe.

  • Empilhadeiras a gás

Já as empilhadeiras a gás liquefeito têm inúmeras vantagens. São especialmente recomendadas para ambientes abertos, como docas e pátios.

Elas são altamente resistentes e, por isso, sua capacidade de movimentação de carga é consideravelmente maior que a das empilhadeiras elétricas.

Escolhida a melhor opção, é hora de selecionar o modelo que melhor se adequa ao ambiente de trabalho. As empilhadeiras podem ser retráteis, patoladas ou contrabalançadas.

  • Empilhadeira retrátil

A empilhadeira retrátil é ideal para ambientes apertados, pois consegue alcançar grandes alturas e aproveitar ao máximo os pequenos espaços de manobra.

  • Empilhadeira patolada

Nesse modelo o operador trabalha em pé, mas toda a movimentação do equipamento é feita eletronicamente, evitando esforços físicos e aumentando a produtividade do operador.

  • Empilhadeira frontal contrabalançada

As empilhadeiras frontais, também chamadas de contrabalançadas, recebem esse nome porque contam com um contrapeso na parte de trás. Sua função é equilibrar o peso com a carga que é deslocada pelos garfos na parte frontal. Nesse modelo, o operador trabalha sentado.

As empilhadeiras frontais são ideais para ambientes com grande espaço de manobra e para transporte de materiais em grandes distâncias. Elas podem ser tanto elétricas quanto a combustão.

Para movimentação apenas horizontal, paleteiras e rebocadores são ideais

Já se a ideia é movimentar cargas apenas horizontalmente, sem a necessidade de torres de elevação, uma alternativa de baixo custo é a paleteira.

Com estrutura mais simples e operação fácil, elas são as melhores amigas dos pickers, que fazem a operação a bordo do equipamento ou caminhando atrás dele. As paleteiras da Sibratel podem transportar até 2.700 quilos de carga.

Já quem precisa de mais capacidade de carga pode optar pelos rebocadores, que podem ser elétricos ou a gás. A Sibratel tem modelos capazes de transportar até 19 toneladas de carga.

Como se pode ver, existem muitas opções para o transporte de cargas em armazém. Uma delas será perfeita para você.

Está em dúvida sobre qual escolher? Não tem problema. Os especialistas da Sibratel estão prontos para te auxiliar na seleção do equipamento com a melhor relação custo/benefício para sua necessidade.

(Imagem: Divulgação)

LEIA MAIS