4 dicas para manter a disponibilidade da empilhadeira
Parabéns! Você optou por aumentar a produtividade da sua empresa por meio de empilhadeiras. Mas, para isso acontecer, é preciso antes de tudo que sua empilhadeira esteja sempre apta ao trabalho. Em outras palavras, você precisa manter a disponibilidade da empilhadeira.
Mas o que significa isso na prática? Simples. Disponibilidade é o tempo em que um equipamento está apto ao trabalho. Assim como os humanos, os equipamentos também podem, por vezes, estar inaptos.
No caso das máquinas, o principal motivo de indisponibilidade é a manutenção emergencial.
Ter uma empilhadeira indisponível é sinônimo de prejuízo. Os prejuízos diretos envolvem gastos com manutenção e possíveis acidentes. O indireto é a queda na produtividade da empresa. Mas não se preocupe. Confira 4 dicas para manter a disponibilidade da empilhadeira.
1. Faça manutenção programada
O melhor jeito de impedir que uma empilhadeira quebre é realizando manutenções periodicamente. São as chamadas “manutenções preventivas”.
Empresas que optam por alugar empilhadeiras têm uma grande vantagem: elas não precisam se preocupar com a manutenção dos equipamentos. Esse papel sera suprido pelo locador.
Na Sibratel, as empilhadeiras passam por manutenções preventivas, programadas para evitar qualquer tipo de imprevisto no momento da operação.
2. Treine o operador
Tão importante quanto manter em dia a manutenção da empilhadeira é cuidar da capacitação de quem opera o equipamento. Afinal, assim como acontece nos carros, a habilidade de quem dirige a máquina pode aumentar ou diminuir o tempo útil das peças.
Além disso, profissionais que não recebem treinamento estão mais propensos a provocar acidentes, como tombamentos da empilhadeira, queda de carga e até mesmo atropelamentos.
3. Mantenha condições ideais de operação
Outra dica importante diz respeito ao ambiente em que a máquina opera. Cada tipo de empilhadeira é desenvolvido para atuar em determinado ambiente. Assim, certifique-se de que está usando a máquina apropriada para cada tipo de solo e temperatura, por exemplo.
Empilhadeiras planejadas para serem usadas em ambientes fechados, por exemplo, não devem ser utilizadas em ambientes externos, exposta à intempéries.
4. Alugue empilhadeiras
Essa é a principal dica para manter a disponibilidade da empilhadeira: alugue o equipamento. Ao alugar, você garantirá que a empilhadeira estará sempre disponível para sua empresa.
Afinal, ao alugar a empilhadeira com a Sibratel, a administração da frota passa a ser responsabilidade dela, permitindo ao cliente tempo livre para focar no mais importante: o próprio negócio.
Com a Sibratel, você terá certeza de disponibilidade do equipamento locado, não apenas pelo sistema de manutenções preventivas como também pela rápida reposição do equipamento em casos que assim exijam.
Por tudo isso, a melhor estratégia para manter a disponibilidade da empilhadeira é alugar com a Sibratel.
(Imagem: Divulgação)