Você conhece todos os instrumentos de uma empilhadeira?

Operar uma empilhadeira não é tarefa das mais simples. São tantos equipamentos que pode ser um pouco complicado, no início, saber a importância de cada um. Se você está inseguro ou mesmo curioso, não se preocupe. Conheça agora todos os instrumentos de uma empilhadeira.

Estrutura das empilhadeiras

Antes de tudo, é preciso conhecer: a estrutura de uma empilhadeira. As empilhadeiras contam com itens como:

– Torre de elevação (por onde se movem os garfos)

– Protetor de carga (evita que a carga se movimente para trás)

– Carro de carga (que sustenta os garfos)

– Garfos (que suporta a carga)

– Protetor do operador (estrutura que protege quem está dentro do compartimento do operador, uma espécie de cabine)

Além desses, algumas empilhadeiras contam ainda com contrapesos, eixo de direcional e eixo de tração, no caso das empilhadeiras de combustão; bateria tracionária, rodas de carga e roda de tração de direção, no caso das empilhadeiras retráteis.

Instrumentos do painel

Agora que você já reconhece a parte mais robusta, atente-se ao painel. Nele, há informações essenciais para a operação da empilhadeira com segurança. Alguns são fáceis de entender, como o marcador de combustível e os horímetros.

Confira a função de cada item do painel:

  • Horímetro

O horímetro é essencial para a equipe de manutenção. Ele registra o tempo total que uma empilhadeira ficou em funcionamento. Dessa forma, é mais fácil controlar o momento da realização da manutenção preventiva da máquina.

  • Amperímetro

É por meio do amperímetro que o operador checa se o alternador está produzindo energia ou se a bateria está descarregada.

Ao ligar a máquina, fique de olho neste item. A luz precisa estar vermelha. Essa indicação se apagará quando a empilhadeira acelerar. Caso contrário, contate a manutenção.

  • Marcador de temperatura do óleo do conversor de toque e da transmissão

O nome é grande, mas a função é simples: indicar se a temperatura do óleo está dentro dos parâmetros ideais. Se essa lâmpada acender, o trabalho deve ser interrompido imediatamente.

  • Marcador de pressão do óleo do motor

Simples, não é? Mas fique atento. Essa luz deve estar apagada enquanto o motor estiver funcionado. Caso ela acenda, desligue o motor. Vale ressaltar, entretanto, que é normal a luz acender logo após a partida no motor (mas ela desliga após alguns segundos).

  • Marcador de temperatura

É um item essencial. Se o marcador estiver próximo da temperatura máxima considerada como tolerável, pare e espere esfriar everifique o nível de agua do radiador, se ele não estiver cheio complete a agua, caso já esteja cheio observe se há problemas nas mangueiras ou correias.

Caso o problema persista, desligue a máquina e contate a manutenção. Usar a empilhadeira com temperaturas excessivas pode fundir o motor. E causar um grande prejuízo.

Sibratel é especialista em empilhadeiras

Na hora de alugar empilhadeiras, escolha uma empresa de confiança.

A Sibratel atua no mercado de locação de empilhadeira há mais de 30 anos, sendo uma das grandes referências do setor na região de Campinas. Ao alugar com a Sibratel, sua empresa tem a tranquilidade de contar com um atendimento diferenciado, focado exclusivamente na satisfação do cliente. Entre em contato.

(Imagem: Divulgação)

LEIA MAIS