Vale a pena terceirizar a frota da empilhadeira?

Se o trabalho logístico de sua empresa depende de empilhadeiras, certamente você já se fez essa pergunta: vale a pena terceirizar a frota? Essa é uma questão que, embora pareça difícil, é de fácil solução. Basta colocar “na ponta do lápis” os prós e contras de alugar uma empilhadeira. Vamos começar?

Vantagens de alugar empilhadeiras

  • Previsibilidade de custos

O custo é a questão central no momento de definir pela terceirização de frota. De quantas empilhadeiras você precisa? Qual o limite de carga demandado e o tipo ideal para seu negócio? Respondidas essas perguntas, é hora de fazer o orçamento. O que é mais econômico: comprar empilhadeiras ou alugá-las?

  • Capital livre

Certamente você descobrirá que alugar empilhadeiras custa bem menos que comprá-las. Além disso, há vantagens indiretas. O grande volume de recursos que a empresa precisaria desprender para comprar o equipamento fica livre para ser usado em outras áreas.

  • Custo ZERO com manutenção

As melhores empresas de locação de empilhadeiras preveem, em seus contratos, que os custos de manutenção das empilhadeiras são da empresa locadora, e não do cliente.

Isso aumenta ainda mais a previsibilidade de custos, já que o valor da mensalidade será sempre o mesmo, independentemente da necessidade de manutenções emergenciais.

  • Frota nova

Alguns contratos de locação incluem a renovação obrigatória da frota a cada período. Isso significa que você sempre terá um equipamento novo, com eficiência máxima, trabalhando para você.

  • Flexibilidade

Muitas empresas enfrentaram um grande problema em 2020: a ociosidade de equipamentos. O planejamento da logística foi por água abaixo quando a pandemia de corona vírus fez as empresas pararem. Algumas tinham investido enormes somas em empilhadeiras que, agora, estão paradas.

Com o aluguel, isso não acontece. Em caso de mudança nos planos, como a expansão dos negócios – ou sua paralisação – basta ajustar o contrato de aluguel para que a empresa pague apenas por aquilo que realmente vai precisar.

Desvantagens de terceirizar a frota

  • Aumento dos custos fixos

A terceirização da frota aumenta os custos fixos. Afinal, será preciso contratar um fornecedor, que precisa ser pago todos os meses, o que não acontece quando se compra a empilhadeira.

  • Dependência do fornecedor

Terceirizar a frota significa que nenhum desses equipamentos é propriamente seu. Isso pode diminuir o poder de decisão da companhia, que ficará dependente do fornecedor.

Alguns inconvenientes que podem surgir com essa dependência são, por exemplo, atrasos nas entregas ou problemas com manutenção das empilhadeiras. Por isso é importante escolher o parceiro ideal com cuidado.

  • Patrimônio diminuído

Embora a compra de empilhadeiras imobilize o capital da empresa, ela também aumenta seu patrimônio. Afinal, uma empilhadeira pode ser vendida a qualquer momento, com um pouco de deságio. Já ao terceirizar a frota, a empresa não contará com esse patrimônio, que pertence a outra companhia.

A melhor resposta depende de suas necessidades

Com esses prós e contras, o que você acha: vale a pena terceirizar a frota de empilhadeiras? Na grande maioria dos casos, a resposta é: sim, alugar empilhadeiras é mais vantajoso que comprá-las.

Uma ótima notícia é que a melhor locadora de empilhadeiras está a seu alcance: A Sibratel trabalha exclusivamente com empilhadeiras há mais de 30 anos e tem a solução ideal para seu negócio. Converse com os especialistas da Sibratel e saiba mais.

(Imagem: Divulgação)

LEIA MAIS