Conheça as seis classificações de empilhadeiras usadas em todo o planeta

Todo mundo sabe o que é uma empilhadeira: uma máquina móvel feita para empilhar e arrumar produtos ou cargas. Falando assim, parece que empilhadeira é tudo igual, não é?  Mas quem pensa dessa forma está bem enganado. Descubra todos os tipos de empilhadeiras que existem no mercado.

A classificação que você aprenderá nesse artigo foi criada pela World Industrial Truck Statistics (WITS), entidade que desenvolve estatísticas sobre o comércio de caminhões industriais globalmente. De acordo com a entidade, existem seis tipos de empilhadeiras.

Essa classificação serve para padronizar o uso do equipamento. Dessa forma, as empresas podem, por exemplo, determinar qual tipo de empilhadeira é mais apropriada para ela, e que tipo de treinamento o operador da empilhadeira deve receber.

A classificação depende de itens como o tipo de trabalho a ser realizado pela empilhadeira, o combustível utilizado e as características técnicas de cada máquina. Confira a classificação internacional.

  • Classe 1: empilhadeiras elétricas de contrapeso com operador embarcado

Esse tipo de empilhadeira pode ser equipado com pneus macios ou pneumáticos.

Os pneus macios são indicados para uso interno em pisos lisos, enquanto que os pneumáticos devem ser usados em áreas externas. As empilhadeiras do tipo 1 usam baterias industriais e são ideais para ambientes sensíveis à poluição do ar.

As empilhadeiras tipo 1 costumam ter capacidade de 1.600 a 3.000 quilos. Como o nome diz, o operador fica a bordo da empilhadeira durante seu funcionamento.

  • Classe 2: empilhadeira elétrica de armazém com operador embarcado

São as chamadas empilhadeiras elétricas retráteis, com capacidade de 1.600 a 2.000 quilos e operação em 48V. São ideais para trabalhos em ambientes apertados, grandes alturas e otimizam o espaço de armazenamento.

Elas são desenvolvidas de modo a minimizar o espaço ocupado pela empilhadeira, mantendo boa velocidade e eficiência. Assim como a classe 1, um operador fica a bordo da empilhadeira durante seu funcionamento.

  • Classe 3: empilhadeira elétrica de armazém com operador andando ou a bordo

Observe que o nome já mudou um pouco. Na classe 3, o operador pode estar a bordo em pé ou pode estar andando, operando o equipamento a pé. Esse tipo de equipamento também é chamado de paleteira ou transpaleteira elétrica, e pode transportar até 1.600 quilos.

  • Classe 4: empilhadeira a combustão de contrapeso com pneu macio

As classes 4 e 5 são bem parecidas, tendo como principais diferenças o tipo de pneu utilizado. No caso da classe 4, são usados pneus macios. São recomendados para uso em chão liso e seco, e para transporte de carga em paletes.

  • Classe 5: empilhadeira a combustão de contrapeso com pneu pneumático

Podem ser usados tanto em ambientes internos quanto externos e conseguem transportar contêineres de 40 pés (com capacidade de até 30 toneladas). Podem ser movidos por gasolina, diesel ou gás natural.

  • Classe 6: rebocadores elétricos e a combustão

Por fim, há a classe 6, altamente versáteis. Ao invés de levantar cargas, esse tipo de equipamento apenas movimenta (ou “reboca”) as cargas. Podem ser elétricos ou à combustão, e são indicados tanto para ambientes internos quanto externos.

Qualquer que seja a sua necessidade, a Sibratel atende

Agora que você já conhece todos os tipos de empilhadeiras, qual é a ideal para o seu negócio? Se você ainda não sabe, não se preocupe.

A Sibratel tem empilhadeiras, paleteiras e rebocadores para todos os tipos de ambientes e necessidades, com o melhor custo-benefício. Entre em contato com a equipe e aumente a produtividade de sua empresa.

(Imagem: Divulgação)

LEIA MAIS