Dúvidas mais frequentes sobre os garfos das empilhadeiras
A parte mais importante de uma empilhadeira é, possivelmente, o garfo. Apesar disso, muitos operadores ainda têm dúvidas sobre as características e funcionalidades dessa peça. Confira a seguir alguns esclarecimentos sobre os garfos das empilhadeiras.
-
Garfos mais largos são mais resistentes?
Não necessariamente. Não existe relação entre a largura de um garfo e sua capacidade de carga. O que influencia sua resistência é o material com que ele é feito (os de liga de aço possuem melhor qualidade) e o processo de fabricação do material.
-
Como posso saber qual é a capacidade de cada garfo?
Essa informação está indicada na lateral de cada garfo.
-
O que são as classes de encaixe?
É uma classificação usada pelos fabricantes para facilitar a troca dos garfos com garras, quando necessário. Há cinco classes: CL1, CL2, CL3, CL4 e CL5. A diferença entre cada classe é a distância entre as garras de fixação.
A CL1 tem uma distância, entre a barra inferior e a superior, de 331 milímetros. Já a CL2 possui distância de 407 mm. NA CL3, a distância é de 508 mm, enquanto que na CL4 é de 635 mm. Por fim, as barras da CL5 ficam separadas por 728 milímetros.
Dessa forma, para saber qual é a classe do garfo de sua empilhadeira, basta conferir essas distâncias.
-
Se um dos garfos quebrar, posso trocar apenas o defeituoso?
Não. Nesse caso, é preciso fazer a troca dos dois garfos. Se um dos garfos quebrou, significa que sua vida útil já tinha chegado ao fim, logo o seu par também está com a “data de validade” vencida.
Outra possibilidade é de que o garfo tenha quebrado por mau uso. Ainda assim, é preciso trocar os dois garfos, já que o mau uso também diminuiu a vida útil do outro par.
Há ainda um agravante. Operar a empilhadeira com um garfo novo e um velho é como dirigir um carro com dois pneus carecas e dois bons. O garfo novo sofrerá um desgaste maior que o normal e o operador estará se expondo a um risco desnecessário.
O garfo velho tem uma menor capacidade de carga em relação ao novo e vai “empenar”, desequilibrando a carga.
-
Como saber a hora certa de trocar os garfos?
Analise a região do cotovelo do garfo. Se as lâminas tiverem perdido 10% ou mais de espessura, é hora de trocar. Esse desgaste de 10% representa uma perda de 80% na capacidade de carga.
-
Existe uma altura correta para o transporte de cargas?
Sim, existe. Durante o transporte os garfos devem estar a pelo menos 15 cm acima do solo, e a no máximo 20 cm. Entretanto, é importante lembrar que, quando a empilhadeira estiver estacionada, os garfos devem ficar com as pontas totalmente encostadas no chão.
-
Posso transportar a carga em um garfo só?
Definitivamente não. A empilhadeira foi planejada para fazer o transporte com os dois garfos, então sempre use ambos.
-
Qual a melhor empresa para o aluguel de empilhadeiras?
Com certeza é a Sibratel. A empresa possui mais de 30 anos de mercado e conta com uma ampla gama de modelos para atender sua necessidade. Entre em contato com os especialistas da empresa.
(Imagem: Divulgação)