Qual a importância do curso de operador de empilhadeira?

 

Uma empilhadeira é um equipamento robusto e seguro, capaz de movimentar cargas que, de outra forma, seriam impossíveis de serem mobilizadas. Mas, apesar de ser altamente confiável, uma empilhadeira só é tão boa quanto seu operador. Por isso o curso de operador de empilhadeira é fundamental.

Aliás, mais do que fundamental, o curso é um pré-requisito para quem deseja “pilotar” esse tipo de máquina.

Vale ressaltar também que, além do curso, os operadores devem demonstrar boas habilidades de organização, controle emocional para lidar com as pressões do trabalho e alta capacidade de atenção.

Muitas empresas exigem ainda que o profissional passe por teste de audiometria regularmente, para medir sua capacidade de audição.

Mas, afinal, por que é importante treinar um operador de empilhadeira?

A importância do curso de operador de empilhadeira

Imagine que você precise pegar um táxi até sua casa. Você aceitaria embarcar em um veículo cujo motorista não tem carteira de habilitação? E se fosse fazer um tratamento médico? Você aceitaria ser atendido por um suposto médico sem diploma?

Certamente a resposta é “não”. Da mesma forma, não é aceitável permitir que alguém sem capacitação opere uma empilhadeira.

Confira os principais motivos para realizar um curso de operador de empilhadeira:

  • Vida útil do equipamento

As empilhadeiras estão passando constantemente por atualizações, seja para aumentar sua segurança, confiabilidade, eficiência ou capacidade. Isso significa que quem opera a máquina precisa estar sempre ciente das mudanças e capaz de se adaptar rapidamente às novas tecnologias.

Profissionais altamente treinados conseguem extrair o máximo desempenho das máquinas sem provocar desgastes excessivos por mau uso.

Além disso, esses profissionais conseguem antever problemas e avisar a equipe de manutenção para que eventuais consertos sejam realizados antes que o mau funcionamento cause maiores prejuízos.

  • Acidentes

Um operador sem a capacitação correta pode movimentar as cargas de forma brusca ou com pouca habilidade, o que na melhor das hipóteses pode causar a perda da carga e, no pior cenário, acidentes graves.

Esses acidentes podem ser, por exemplo, o tombamento da empilhadeira, a queda da carga sobre o operador, ou o tombamento da carga sobre pessoas próximas à área de circulação da empilhadeira.

  • Produtividade

O operador ideal deve ser capaz de trabalhar sob pressão, movimentando a maior quantidade possível de carga no menor tempo, com total segurança de forma a diminuir custos.

Isso, entretanto, só é possível se o operador tiver a capacitação correta.

Operadores sem capacitação diminuem a eficiência da empresa, aumentando a quantidade de horas necessárias para movimentar cargas e, consequentemente, causando prejuízos. Há de se levar em conta ainda a redução dos custos com avarias.

Vale ressaltar que não basta realizar um único curso, na época da contratação do operador. Esses profissionais devem passar por requalificações periódicas, para que estejam sempre aptos a dar o melhor de si.

Sibratel é a melhor opção para locação de empilhadeiras

Agora que você já sabe a importância do curso de operador de empilhadeira, que tal extrair a máxima eficiência da força de trabalho com as melhores empilhadeiras do mercado?

A Sibratel atua há mais de 20 anos com locação de empilhadeiras de diversos tipos, sendo hoje uma referência regional no assunto.

Está precisando de empilhadeiras? Fale com a Sibratel.

(Imagem: Divulgação)

LEIA MAIS